6 de fevereiro de 2011

Homicídio e Suicídio

O que?
Não! Podem ficar tranquilos, tá tudo bem comigo, galera. hehe. Acontece que este é o tema da minha Monografia e é mais ou menos sobre ela que eu venho falar hoje. 
Terça agora (08/02/2011), às 10 da manhã, estarei apresentando este trabalho (Homicídio-em-si, Homicídio-do-outro: considerações psicanalíticas acerca do homicídio seguido de suicídio no contexto amoroso) .... que deu, diga-se de passagem, muito trabalho. Estou nervosa, estou ansiosa, tenho sonhado muito com isto (pesadelos). Não sei o que esperar disto, não mesmo. Quem me conhece sabe que nunca tive problemas para apresentar coisa alguma... me sinto confortável falando, apresentando seminários, até representando o "coisa ruim" na sexta-feira santa, haha; é, meus amigos, desta vez está sendo tudo diferente.

Freud: mestre e base de toda a monografia
Fazer monografia foi uma experiência boa e ao mesmo tempo dolorosa. Quem acompanhou de perto minha luta sabe dos obstáculos enfrentados: dificuldade do tema, ausência de artigos sobre isto no Brasil, troca de orientador, textos em inglês e espanhol, pior que isto: textos em italiano e francês, línguas que não domino e tive que pedir arrego para o Fabiano e para o Vitor, pouquíssimo tempo devido ao trabalho, ao estágio e às 10 matérias semestrais da Federal - (y) é, quem fez este currículo é um gênio -, sem contar questões emocionais comuns a todos os "monografandos" do mundo.
Mas coisas boas aconteceram também, eu descobri um pouco mais sobre o que eu gosto na Psicologia, descobri que posso sim produzir algum conhecimento, ser relevante para algo, quem sabe até contribuir de alguma forma para a prevenção de algo tão sério quanto meu tema de pesquisa; descobri que muitas pessoas se interessaram pelo meu trabalho, descobri que muitos amigos me ajudaram durante todo este tempo a aguentar firme, descobri que minha família é super compreensiva com minhas ausências e as longas horas no computador, descobri que eu entendo Freud mais do que pensava e que quanto mais eu estudo Psicanálise mais eu quero estudar e aprender e conhecer. Descobri o valor de bons professores e bons Psicanalistas. Descobri muita coisa sobre procrastinação. Também descobri muito sobre força de vontade. Sobre motivação. Sobre estar desmotivada, muitas vezes.

E terça será a coroação de um ano e dois meses de muito trabalho (e às vezes culpa por não estar trabalhando o suficiente). Correções virão, não tenho dúvida, e fico até mesmo feliz por elas pois quero ultrapassar o medíocre. Não vou mentir que não tenho medo das correções, tenho sim e muito, talvez um medo desproporcional, que distorça em um monstro absurdo algo que seria muito mais simples. De qualquer forma, estou feliz por estar encerrando este ciclo e começando outro (Mestrado, talvez?). E, termino deixando aqui os agradecimentos que coloquei em minha monografia, pois muitos de vocês estão nestes agradecimentos, fizeram parte ativamente desta história e desejo que o meu muito obrigada chegue a todos e a cada um. 


"Em princípio, agradeço Àquele que é o princípio. Dou-te graças por tudo. Dou-te graças por ter me guiado até aqui, se manifestando concretamente através destas pessoas:

Agradeço aos meus pais, Gilmar Rabone Cabrera Sanches e Rita de Cássia Lazzarini Sanches; por terem permitido minha vinda a este mundo e me dado todo o suporte e auxílio que estavam a seu alcance.

Aos meus outros familiares e parentes (todos eles), e em especial aos meus avós e padrinhos, Antônio da Silva e Deonila Lazzarini da Silva, e à Thaís de Fátima Lazzarini da Silva; por todo o apoio, patrocínio e confiança (até demais) na minha capacidade.

Aos meus amados amigos de longe e de perto; pela compreensão nas minhas ausências, pelo interesse no meu tema de pesquisa, e por ter o bom senso de propor aquele “cineminha” para espairecer, quando eu precisava e nem percebia.

À Maggie, minha companhia canina nas madrugadas de monografia: você faz MUITA falta!

Aos colegas e amigos da faculdade, especialmente aos colegas dos “psicocafézinhos” (em especial, Luiz Cláudio Tófoli, Ralf Barbosa Hara, Sheila Diana Menegari e Túlio Marenda Garotti), pelos agradáveis intervalos entre aulas.

Agradecimentos especiais a Fabiano Nadolny Machado, pela “mãozinha” com minhas dúvidas de italiano.

À Professora Mestre Priscila Frehse Pereira Robert; minha orientadora, por sua grandíssima paciência e dedicação com minhas questões de pesquisa, e algumas vezes não só referentes à monografia.

À Professora Pós-Doutora Lucienne Martins Borges; pois foi através de sua magistral prática e disponibilidade em uma disciplina de Psicanálise, que eu finalmente consegui juntar meus pontos de interesse e me encontrar dentro da Psicologia.

Se há algum êxito em mim, com certeza, ele não é só meu. Muito obrigada!"

Em tempo. Utilidade pública: a apresentação será no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, Praça Santos Andrade, Departamento de Psicologia, sala 203. Terça, dia 08, as 10 da manhã. Se puder, vá; vai ser bom ver rostinhos amigos quando a adrenalina começar a subir.

10 comentários:

Priscilla Garcez disse...

To torcendo muito por vc, e tudo dará certo com certeza... eh realmente uma luta... vc terminando este ciclo e eu começando... mas a gente eh forte e enfrenta com garra. Parabéns Deh... e vamos comemorar!!!

Ester Castro disse...

Amigaaaaa, estou torcendo muito, mas muito mesmo, VAI DAR TUDO CERTO, quantas e quantas vezes nesse tempo você escutou isso de mim.. acho que já até encheu o saco.. HAHAHA, mas pode contar sempre comigo, por que mesmo de longe, torço muito por você, e tenho certeza que será uma excelente psicóloga...

Adeline disse...

Túliooo Marenda Garotti?
Eu fui escoteira com ele lá em PG haha

Déborah Lazzarini disse...

Sim, ele já tinha dito que conhecia você. E que era namoradinho da Anne. haha

Anne disse...

É, era. Ele também é irmão do Bruno, que era apaixonado pela Ade. :P

MAS, Voltando ao foco da postagem - que né é o que interessa : Guria, respire. Tudo dará certo, especialmente porque vocÊ não tem nenhuma prova final pra fazer depois/antes da monografia. Hahahaha... É uma coisa muito louca, passa rápido. Na verdade, o que não passa é aquele intervalo que eles ficam discutindo sua nota... SENHOR, como aquilo é demorado. No mais, normal. Vão te perguntar, você vai responder, eles vão considerar e fazer comentários. ;) Tudo ficará bem honey. Tudo ficará bem. Espero que as coisas sejam ÓTIMAS pra você!

Adeline disse...

auhauahauheuhuae... ai Anne... tá queimando minha cara aqui é? hahahaha...

Carolina . disse...

Amiiiigaaaa eu sei que vc vai arrasar na sua apresentação... você manda muito bem...
Vai la e manda ver..que a torcida é nossa!!
Beijo amo vc

Anônimo disse...

Você é simplesmente fantástica e especial...vai dar tudo certo. Deus te abençoe. Beijos com carinho...NOSSA...eu to chocada...meu nome nao está na tua dedicatória...e aquele capítulo em que te ajudei tanto (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...to brincando)....boa sorte.

Anônimo disse...

ah...eu q comentei e esqueçi de assinar...teacher Dani

Dani Hetchko disse...

Pode ser um pouco tarde, mas a intenção é boa..... então lá vai...
Muito boa sorte.. vai dar tudo certo... Deus sabe do teu esforço e dedicação e quanto vc fez por merecer... vai fundo, não é fácil, dá um nervosismo, mas toma uma pinga antes q tudo fica mais leve... hahahaha...
Boa sorte!!!