13 de junho de 2011

Sobre a maldade e a graça

Ando meio mística, sabe. 
Quase sempre eu fui uma pessoa mística porque, geralmente, algo além do material povoa meu pensamento. É claro que também passei por dias de ceticismo. 

Mas os momentos mais importantes desta escolha entre o ser místico e o ser cético são aqueles em que você se depara com a maldade. Quando digo maldade, não estou me referindo aos "crimes monstruosos do noticiário" - não que isto não seja maldade mas... você realmente acha que estas pessoas estão tão distantes de nós?!?
Eu estou falando sobre a maldade cotidiana.
Pessoas que convivem com você e que nunca irão te roubar, ou te matar, porque são "corretíssimas".
Mas são estas mesmas pessoas que vão utilizar de seu poder puramente para provar o quão poderosas são; 
são estas pessoas que são vítimas de sua própria falta e espalham maldade simplesmente - e é até lógico se você pensar - por não conseguir passar adiante o que nunca receberam; 
são estas pessoas que estão simplesmente tão desesperadas que, dignas de dó, descarregam todas suas incertezas no primeiro que coloca em evidência suas bases frágeis;
e claro, há aqueles que simplesmente sentem prazer em serem malvados - e da maldade gratuita não há muito o que dizer a não ser que não há nada que se faça aqui que não se colha em algum momento mais tarde.

Como reagir frente aos malvados?
A primeira reação é a confusão. Quando você não vê o golpe vindo a dor é muito menor do que a surpresa.
Quando você começar a se recobrar da surpresa virá a raiva. Não se envergonhe de sua própria raiva, talvez ela seja o primeiro sinal de que sim, você tem um coração. Você é humano.
E depois? Bom, depois vem a escolha.
Você pode escolher deixar com que toda esta maldade atinja sua alma tão profundamente e te influencie a tal ponto que seus dias sejam uma retrospectiva de toda a confusão e raiva que sentiu de novo e de novo e de novo. E assim, a maldade vai crescer dentro de você tambem. 
A outra opção, é a vingança. Mas uma vingança realmente efetiva. Uma vingança que puna a maldade e não gere mais maldade: uma vingança em que se paga com o dobro, com o triplo de amor o malvado que te atingiu. Parece bobeira pra você? Não é o que o Cristianismo, Hinduísmo, Budismo, e muitos outros ísmos tem nos ensinado através dos grandes sábios, através de muitos milênios.
Parece impossível pra você?
Ok, pra mim também. E é aí que entra a segunda parte deste post: a graça.
A graça é isto aí, vem de graça. É o divino que habita dentro de você. Que você pode deixar ou não tomar conta dos seus atos. Que eu posso deixar ou não tomar conta dos meus.
Por que eu estou escrevendo isto hoje?! 
É, meus amigos, hoje tive um encontro feio com a maldade. Chorei muito, muito, muito. E é muito bom chorar, chorar, chorar.
E a graça já começou a se manifestar através das boas energias dos meus amigos, daqueles que me abraçaram, enxugaram minhas lágrimas com suas mãos de luvas de inverno Curitibano (hehe), que me escutaram e me escutaram mais uma vez, que me perguntaram ''What happened, teacher?" mesmo que eu nao pudesse responder, que rezaram por mim (ou oraram, como diz minha amiga Dani), que me ajudaram a rir um pouco, a ampliar minha visão da situação, enfim. 
A graça começou aí. E está tomando conta de mim, aos poucos.

Não sei ainda qual o rumo disto tudo; mas tenho certeza que a graça vai combater a maldade. E que, não, muito obrigada, mas eu não quero ser como vocês quando crescer, malvados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei...amei a parte da vingança...vingar com o divino que habita em nós...sim..porque Deus habita em nós...e amar em troca do ódio...é difícil..mas magnífico.

Você é maravilhosa garota..continue assim!! Deus te abençoe hoje e sempre
Danielle Soler

Ester Castro disse...

Amiga, quem humilha será humilhado e quem é humilhado será exaltado.
A graça é bem mais forte que a maldade, e você tem sorte de ter amigos tão especiais, que você pode contar com eles a qualquer momento!! E saiba que mesmo estando distante, sempre estarei pertinho de ti, sempre torcendo para que tudo dê certo, e tudo dará certo!!

Te amooo

Vitor disse...

achei que ia te ver no sabado pra te dar um abraço que você tinha pedido pelo twitter mas nao deu... entao estou te devendo tbm, mas qdo precisar sabe que to aqui...
bjo darling